Pages

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Algumas considerações sobre a Prevenção


Todo trabalho de prevenção acaba sendo questionado, como se não tivesse efeito se não acabarmos com a oferta de drogas.
No entanto, precisamos considerar que a prevenção é um trabalho importantíssimo para ajudarmos na ESCOLHA. A escolha de experimentar ou não este universo das drogas.
Que as drogas são nocivas para o organismo parece questão inconteste, no entanto que elas oferecem prazer também. Não há como se negar, no entanto, é um prazer efêmero que se dissipa nas conseqüências negativas advindas do abuso do uso de drogas.
“Prevenir não é banir a possibilidade de uso de  drogas. Prevenir é considerar uma série de fatores para favorecer que o indivíduo tenha condições de fazer escolhas”, e ESCOLHA NÃO USAR.

Ressalta-se que o abuso no uso de drogas é preocupante e precisamos evitar o primeiro contato com este universo.
Muitas vezes as equipes de prevenção sentem-se impotentes diante da sedução que a droga causa e lidar com isto passa pela real conscientização de que precisamos enfrentar a questão de frente e ajudar nas escolhas.

É preciso conscientizar nossos jovens das conseqüências do uso para que façam a escolha pelo não uso, não porque lhe foi imposta a proibição, mas assim como a escolha de uma carreira, que uma vez escolhido o caminho das drogas, esta escolha é pra sempre. Com uma diferença fundamental: você pode mudar de profissão se não gostar, mas deixar de ser usuário não é um caminho fácil. Uma vez que se adentre neste caminho, nossos jovens estarão optando por ser um dependente químico por toda a vida, ainda que em recuperação.
E que sejamos todos conscientes: “Quer acabar com o problema do abuso de drogas em toda a sociedade? Comece por não deixar que ela entre em sua casa”. Esta é uma meta real e possível. Faça sua escolha.

0 comentários:

Postar um comentário